Chañares Estate

Slideshow Items

  • Carrousel chañares Mobile 1-1 Carrousel chañares Mobile 1-1
  • Carrousel chañares Mobile 2-1 Carrousel chañares Mobile 2-1
  • Carrousel chañares Mobile 3-1 Carrousel chañares Mobile 3-1
  • Carrousel chañares Mobile 4-1 Carrousel chañares Mobile 4-1
  • Carrousel chañares Mobile 5-1 Carrousel chañares Mobile 5-1
  • Carrousel chañares Mobile 6-1 Carrousel chañares Mobile 6-1
  • Carrousel chañares Mobile 7-1 Carrousel chañares Mobile 7-1
  • Carrousel chañares Mobile 8-1 Carrousel chañares Mobile 8-1
Chañares Estate, em Los Árboles, Tunuyán, um lugar de grande altitude, com solos pobres e pedregosos, que exibe vinhos potentes que refletem o presente e futuro da evolução do estilo argentino.
O vinhedo foi adquirido por Paul Hobbs em 2013, quem conservou o estilo e a natureza. Chañares tem a particularidade de manter entre seus vinhedos diversos bosques nativos de chañares, árvore típica desta região. Estes bosques funcionam como refúgio da fauna nativa e banco de sementes da flora autóctone. O solo é de origem aluvial, pobre, pedregoso, com boa drenagem e aeração. O primeiro perfil é de textura franco-arenosa (80% areia, 15% limo, 5% argila), com matéria orgânica proveniente da vegetação silvestre. A segunda camada aparece entre os 5 e os 40 cm de profundidade, é de textura arenosa, com a presença de cascalho e seixos rolados com sedimentos calcários. Raízes com importante desenvolvimento em profundidade e abundante crescimento lateral, alcançam a explorar grande parte do volume do solo. Foram se selecionando pastagens nativas, tanto de pouco crescimento como de pouco requerimento de água, que proporcionam matéria orgânica ao solo, têm baixa competitividade pela água e diminuem a insolação dos cachos pelo reflexo desde o solo.
Distrito: Los Árboles, Tunuyán, Mendoza.
Altura: 1184 metros acima do nível do mar
Hectares plantados: 17
Varietais: Malbec e Cabernet Franc

Perfil do solo e estrutura da vinha

Capota superior. Zona de maior densidade de folhagem fotossinteticamente ativa
Dossel inferior: Zona de gemas produtivas. Sistema de condução: cordão bilateral. Cada broto geralmente produz 2 cachos.
Porta-malas. Suporte principal da planta. Sistema de feixes vasculares que serve de ligação entre as raízes e a copa, órgão de reserva.
Perfil da superfície do solo: coberto por vegetação nativa para proteger os cachos da insolação.
Horizonte A: franco arenoso. Área de maior acúmulo de raízes finas absorventes.
Horizonte B: pedregoso com sedimentos calcários. Com raízes espessas de armazenamento e menor proporção de raízes finas.
Horizonte C: horizonte pedregoso maior com maior quantidade de sedimento calcário. Área com menor proporção de raízes finas e maior número de raízes espessas de armazenamento.

Perfil do solo e estrutura da vinha

Chañares calicata-1